Treino do uso do pote em movimento

Sair e passear pode ser um desafio para os pais em fase do treino do pote; embora o seu filho precise de aprender a usar o pote em todas as situações, a perspetiva de ir à casa de banho pública e de se molhar pode tornar a ideia um pouco preocupante no início.

O treino do uso do pote fora de casa não precisa ser de ser stressante, pois há muitas maneiras de aumentar o sucesso de um passeio.

Tanto se estiver a ir de férias ou apenas num autocarro para um parque local, a preparação é fundamental. Lembre-se de que os acidentes acontecem durante o treino do uso do pote nas deslocações.

Com um pouco de consistência e bastante calma, pode ajudar o seu filho a sentir-se limpo e confiante ao familiarizar-se com o uso da casa de banho dos adultos.

Treino do uso do pote fora de casa

Se os primeiros passos do seu filho pareceram um grande momento, os seus primeiros progressos lá fora, já com roupa interior, podem parecer monumentais.

Ainda assim, chega um momento em que todos os pequenos aprendizes de casa de banho precisam de experimentar o uso do pote fora de casa. Compreender os sinais de que é o momento certo para começar a treinar o pote pode ajudar a tornar as suas primeiras saídas um sucesso; o seu filho deve estar ciente de que precisa de urinar ou fazer cocó e ser capaz de dizer isso.

Aqui estão algumas etapas simples para ajudá-lo a levar a sua jornada de treino do uso do pote para fora de casa:

    • Leve o seu pote consigo. Leve o pote sempre que o seu filho sair, para que ele entenda que essa nova prática é como gostaria que ele fizesse sempre as suas necessidades. Tente uma jornada mais curta primeiro, como uma caminhada até ao parque, onde os acidentes são mais fáceis de controlar, e depois avance para visitar a família.

    • Vá mais longe. Assim que o seu filho se acostumar à sensação das aventuras sem fraldas, experimente um supermercado ou centro comercial, algum lugar que tenha as suas próprias casas de banho. Cada etapa requer uma planificação cuidadosa, mas isso não significa que tenha de se preocupar. Tente lembrar-se de que usar o pote é algo para comemorar, seja qual for o ambiente.

    • Fique atento às oportunidades de ir à casa de banho. Ao fazer compras, pergunte ao seu filho como se sente e mantenha um mapa mental das casas de banho públicas mais próximas para esta finalidade. «Aguentar» nessas deslocações é uma nova habilidade que o seu filho pode achar stressante no início, pelo que tente tranquilizá-lo.

    • Prepare-o para as casas de banho públicas. O seu filho pode achar as casas de banho públicas perturbadoras: estes espaços podem ser movimentados, barulhentos e a sanita é maior do que o pote, mas é possível continuar o treino nestes locais. O que fazer depende do seu filho - alguns preferem usar o pote no cubículo, enquanto outros vão diretos para o treino na sanita. Um kit, como assentos de treino do uso do pote e degraus, pode ser uma grande ajuda.

Treino do uso do pote em viagens longas

Muitos pais tentam usar o pote nos meses de verão, quando não há tanta roupa para atrapalhar. E como o treino pode levar de três a seis meses, isso pode significar que terá de continuar com o treino do pote nas férias.

Se está a lidar com a tarefa de treinar o pote nas férias, então provavelmente tem algumas perguntas: pode levar um pote no avião, por exemplo? A boa notícia é que pode; muitos pais levam um pote dobrável que cabe na bagagem de mão. Outros optam por um assento dobrável de treino, que pode ser colocado na casa de banho do avião para facilitar a viagem do seu filho.

Porém, não tenha medo de usar fraldas em voos noturnos nos primeiros dias. Molhar-se durante a noite é um desafio comum, e completamente normal, já que o controlo da bexiga à noite se desenvolve mais tarde do que durante o dia.

Incentive os seus filhos a irem ao pote antes de saírem de casa e de novo antes de entrarem no avião, comboio ou carro. De seguida, agende intervalos regulares para ir à casa de banho. Em vez de contar com eles para dizer que precisam usar o pote, defina um cronómetro para a ir casa de banho.

Criar um kit de viagem de treino para usar o pote também pode ajudá-lo a preparar as viagens longas, com equipamentos para viagem para tornar o processo mais fácil para pais, mães e pequenos. O seu kit pode incluir:

    • Pote portátil ou assento de sanita

    • Protetor de assento de carro para tranquilidade

    • Roupas sobressalentes

    • Saco impermeável para guardar tudo o que se molhar

    • Desinfetante para as mãos e papel higiénico ou toalhitas que se possam deitar na sanita para ajudar o seu filho a aprender manter-se limpo

Em longas viagens de carro, não sinta a necessidade de fazer todos os intervalos de treino num posto de gasolina. O seu filho poderá até gostar de treinar noutros locais, desde que seja seguro.

No momento em que o seu filho for à praia, deve saber para que serve o pote. Pedir ao seu pequeno para escolher um lugar para o pote de viagem pode ajudar a lembrá-lo de que ele está lá. Se o seu filho não conseguir visualizar o pote, pode distrair-se com as brincadeiras na areia.

Dicas de viagem para o treino de pote

Sair enquanto treina o pote é um grande passo para si e para o seu filho - e pode ser muito para assimilar só de uma vez. Apresentamos algumas dicas importantes para ajudar o seu filho a dominar esta habilidade e a manter-se limpo com segurança, onde quer que vá:

    • Vá com calma: o treino do uso do pote é uma maratona, não um sprint, e cada criança é diferente. Ir passo a passo, do pote da casa de banho para lugares familiares, como a casa da avó ou o parque, pode ajudar o seu filho a adaptar-se.

    • Seja sensível aos sentimentos deles - as crianças são muito recetivas ao stress durante o treino para usar o pote e, para algumas crianças, até mesmo a descarga da sanita pode parecer assustadora. Tente confortá-los e tranquilizá-los.

    • Mantenha as coisas consistentes - Se o seu filho vai à creche ou é cuidado regularmente por um membro da família, certifique-se de que os seus métodos de treino para usar a casa de banho são devidamente explicados, para que outros também possam usá-los.

    • Evite fraldas - Pode ser tentador trocar para a fralda nas férias ou nos dias de lazer, mas isso pode confundir o seu filho. Assim que progredirem no uso do pote, tente reservar as fraldas para a hora de dormir.

Espere alguns acidentes - estes são uma parte normal do treino do uso do pote, especialmente em ambientes pouco habituais. Alguns acidentes podem até ajudar as crianças a compreenderem o que significa estar limpo. Os protetores de assento e as roupas para mudar podem ajudar a controlar a sujidade.