Ansiedade na casa de banho

Começar a escola é um grande passo e um momento emocionante para as crianças e os pais. É compreensível que ambos estejam um pouco preocupados antes do grande dia. Ter ansiedade para ir à casa de banho - ou mesmo começar a escola sem estar totalmente treinado para ir à casa de banho - pode aumentar esse nervosismo em muitas crianças.

Pode estar preocupado com o facto de o seu filho não conseguir usar a casa de banho da escola sem a sua ajuda, ou que a criança fique relutante em fazê-lo, o que pode causar acidentes na sala de aula.

Se o seu filho não usar a casa de banho na escola, há várias maneiras de deixá-lo mais confortável e, em última análise, ajudá-lo a ter sucesso nesse novo ambiente.

Recursos de preparação para a escola

Ajude a preparar a sua jovem família para o grande dia com a nossa orientação e os nossos conselhos.

Lista de verificação de preparação para a escola

Você e o seu filho estão prontos para a escola dos grandes? Ajude-os a prepararem-se e a acompanharem o seu progresso em relação às principais habilidades com nossa lista de verificação de preparação para a escola.

Descarregue e imprima a nossa lista de habilidades

Você pode usar a lista para definir metas e marcar onde você está no primeiro dia. Cole-o na parede para servir de auxílio visual e acrescente adesivos ou um ponto a cada realização: amarrar os sapatos, ir ao banheiro sozinho, etc.

Cada criança é diferente e se desenvolve em seu próprio ritmo. Considere nossa lista de habilidades como um guia de onde você deve estar. Afinal, ele vai à escola justamente para aprender, desenvolver e aprimorar novas habilidades.

Ansiedade escolar e como lidar com isso

A ansiedade geral por ir à escola pode afetar a vida doméstica e as rotinas que se esforçou para estabelecer. Procuramos ajudar as crianças a serem mais felizes na escola. Leia mais aqui.

Usar as casas de banho da escola

Se o seu filho está a começar a escola e não sabe usar a casa de banho - ou teme que ele não vá usar a casa de banho na escola - há algumas maneiras de ajudá-lo a preparar-se e a incentivá-lo a sentir-me mais confiante.

Na verdade, é bastante comum que as crianças tenham problemas para usar a casa de banho da escola, pelo que não se preocupe.

A idade mais comum para uma criança aprender a usar a casa de banho é por volta dos quatro anos. Portanto, há uma grande probabilidade de que muitas crianças a começarem a escola não estejam preparadas totalmente para usar a casa de banho.

    • Os motivos pelos quais o seu filho pode achar difícil usar a casa de banho da escola variam. Podem incluir os seguintes aspetos:

    • Novidade - se o seu filho não foi à creche ou à pré-escola antes de começar a escola, pode achar a situação stressante ou avassaladora no início. Isso pode fazer com que evite usar a casa de banho.

    • Barulhos - a descarga do autoclismo pode soar muito mais assustadora do que o pote, o que pode desanimar alguns pequeninos.

    • Privacidade - as casas de banho da escola não são tão privadas como as de casa. Ouvir outras crianças na mesma divisão pode deixá-las ansiosas.

    • Ambiente - fazer novos amigos na escola é emocionante e algumas crianças podem sentir que perdem toda a diversão ao fazerem uma pausa para ir à casa de banho.

    • Nervosismo - as crianças precisam normalmente de pedir permissão ao professor para saírem da sala de aula e usarem a casa de banho, e as mais nervosas podem ter problemas com isso e até mesmo evitar pedir.

É importante encorajar o seu filho e ajudá-lo a entender que usar a casa de banho da escola é perfeitamente seguro, normal e fácil de fazer.

Treino de casa de banho na escola

O treino da casa de banho na escola não é muito comum. Os professores devem ter experiência em incentivar os mais pequenos a usar a casa de banho e devem ajudar em caso de acidente. Mas, no que diz respeito ao treino específico para usar a casa de banho, a maioria das escolas não o proporciona. Em vez disso, pode incentivar o seu filho a usar a casa de banho na escola, praticando em casa.

Normalmente, aos quatro anos de idade, a maioria das crianças conseguirá estar habitualmente seca.  Se o seu filho ainda sofrer acidentes ocasionais, deve permanecer positivo e continuar a reforçar o uso da casa de banho através do seu uso regular e independentemente da de casa.

Os professores podem ajudar neste assunto, promovendo e incentivando ativamente o uso das casas de banho escolares. As escolas deverão ter uma política que defina como os professores devem lidar com uma criança que faz xixi ou que se suja. Se tiver dúvidas, é uma boa ideia entrar em contacto com a escola local para obter mais informações. 

Preparar as crianças para a casa de banho da escola

Pode incentivar o seu filho a sentir-se mais confortável e seguro ao usar a casa de banho da escola de várias maneiras. O objetivo é ajudá-los a sentirem-se confiantes para usar a casa de banho e a irem quando precisam, durante o horário escolar.

Comece o processo em casa e continue a incentivá-los, mesmo depois de terem começado a escola. Para ajudar a preparar os seus filhos para usar a casa de banho da escola:

    • Planifique com antecedência - certifique-se de que o seu filho vai à casa de banho pelo menos 30 minutos antes de sair para a escola. Da mesma forma, pode ajudá-los a usar a casa de banho da escola quando for buscá-los. Assim, o seu filho vai habituar-se a usar estas sanitas consigo ao lado.

    • Conheça a rotina - pergunte ao professor como é que o seu filho deve pedir para ir à casa de banho e o que ele precisa de fazer quando for à casa de banho. Se precisarem de pedir permissão ao professor, lembre-os de como fazerem isso.

    • Incentive o uso da casa de banho - use a casa de banho em casa e em espaços públicos. Acostumar o seu filho a uma experiência adequada na casa de banho pode aumentar a sua confiança e habilidade na casa de banho da escola.

    • Beber água - beber água regularmente é ótimo para manter o seu filho saudável e hidratado. Também pode encorajar níveis saudáveis e regulares de uso da casa de banho.

É importante trabalhar em conjunto com o professor do seu filho para ajudá-lo a viver esse novo início emocionante, mas muitas vezes stressante, na sua vida.